domingo, 28 de julho de 2013

Nosso lixo de cada dia para onde vai?


As fotografias postadas a seguir foram feitas pela equipe Roda do Lixo, na Rua Augusto Corrêa, trecho Rua Barão de Igarapé Miri e Pass. Sururina (feira do Clipper do Guamá), bairro do Guamá, cidade de Belém e outras (Fig. 9 e 10) obtidas na via internet <www.google.com.br/images>, com o objetivo de mostrar o caminho percorrido pelo lixo (resíduos sólidos) produzidos nas residências, feiras, etc., até seu destino final, fotografias registradas e obtidas em 26/07/13.

Fig. 1

Fig. 2
Fig. 1 e 2: Sacos com Lixo doméstico depositados nas frentes das residências que serão recolhidos pelos veículos coletores de lixo, foram verificados nos interiores dos sacos e constatado que há nenhum tipo de separação do lixo por categoria, portanto, não há conscientização por parte da população quanto à separação dos resíduos por categoria.


Fig. 3
Fig. 4

Fig. 3: Observa-se carcaça de animal (principalmente bovino) e sobras/descartes (gorduras, pelancas), geralmente são recolhidos por empresas especializadas, mas às vezes esses restos e outros provenientes pequenos abatedouros de frango e de vendedores de peixes são recolhidos por funcionários da Prefeitura (Fig. 4)  são jogadas juntamente com o lixo comum da feira, quer serão recolhidos veículo coletores de lixo.


Fig.5
Fig. 5: Observa-se uma significativa quantidade de resíduos variados recolhidos pelos funcionários da Prefeitura aguardando o veículo coletor. Observa-se ainda um mendigo em meio aos resíduos tentando coletar algo para comer, no local é assiduamente frequentado por animais (cachorros, gatos, aves, etc.), fato que põem em risco a vida dessas pessoas que vivem em estado de total indigência.

Fig. 6
Fig. 7
Fig.8 
Fig. 6, 7 e 8: Observa-se o veículo coletor de resíduos produzidos nas feiras da cidade e também nas residências. Fora indagado aos funcionários da Prefeitura para onde eram destinados os resíduos coletados, obtivemos como resposta que se destinavam ao “lixão do Aurá”, localizado no município de Ananindeua/PA, integrante da Região Metropolitana de Belém (RMB).



Fig. 9
Fonte: www.google.com.br/images

Fig. 10
Fonte: www.google.com.br/images

Fig. 9 e 10: Destino final dos lixos coletados pelos carros coletores de lixo, no caso particular da RMB, são despejados no lixão do Aurá, município de Ananindeua/PA, integrante da RMB.

Resposta ao questionamento objeto do título da postagem: Vai para o “lixão do Aurá”, localizado no município de Ananindeua/PA, município integrante da RMB.

A questão do lixo produzidos nas pequenas e grandes cidades do Brasil, e porque não do mundo, é um problema que está longe de ser resolvido, pois a cada dia se produz mais e mais resíduos de todas as ordens que na maioria das vezes são destinados a lugares inadequados.



As fotografias que foram postadas trouxe à equipe Rota do lixo a reflexão que todo cidadão produtor de lixo deveria saber o destino que são dados a seu lixo produzido, com certeza essa triste constatação seria uma forma de mudança de hábito quanto a produção e descarte de resíduo "lixo", que não raro são materiais ainda úteis, mas o ser humano envaidecido pelo consumo cada mais desenfreado consume algo que muitas vezes não tem necessidade e cada vez produz mais resíduos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário