domingo, 28 de julho de 2013

O "lixão do Aurá" e e suas consequências


As fotografias postadas a seguir foram obtidas via internet <www.google.com.br/imagens>, em 28/07/13, pela equipe Roda do Lixo, com o objetivo de mostrar as consequências da má gestão dos resíduos sólidos produzidos nas pequenas e grandes cidades, em nosso caso particular as consequências da má gestão desses resíduos que são depositados a céu aberto "lixão do Aurá"sem obedecer as normas e técnicas para a questão.

Fig. 1
Fonte: www.google.com.br/images

Fig. 2

 

Fonte: www.google.com.br/images

 Fig. 3


Fonte: www.google.com.br/images

Fig. 1, 2 e 3: Uma das consequências que o lixo traz consigo é a criação de condições ideais para a presença de pessoas que se encontram em condições de vulnerabilidade social frequentarem os lixões, de onde coletam materiais para reciclagem, assim como catam alimentos para suas sobrevivências, colocando em risco a própria saúde e de seus dependentes, devido a ausência de políticas de proteção social que favoreçam as pessoas que sobrevivem no local, essas pessoas são contra qualquer tipo de intervenção no local, pois temem perder suas únicas fontes de renda.

Fig. 4
Fonte: www.google.com.br/images



Fig. 5
Fonte: www.google.com.br/images


Fig. 6
Fonte: www.google.com.br/images

Fig. 4, 5 e 6: Outra consequência dos lixões a céu aberto e produção/liberação de substâncias tóxicas, tais como gases, metais, líquidos (chorume): líquido malcheiroso e escuro produzido a partir da decomposição da matéria orgânica contida no lixo; é ácido e apresenta alto potencial contaminante, podendo poluir o solo e os lençóis de água subterrâneos, principalmente em locais de deposição não controlada de lixo, onde uma grande quantidade desse líquido se infiltra facilmente no solo.

Fig. 7
Fonte: www.google.com.br/images

Fig. 7: Rio Aura afluente do Rio Guamá, recebe grande carga de poluente produzidos no lixão do Aurá, e deságua num local muito próximo onde ocorre a captação da Companhia de Saneamento do Pará - COSANPA.



Fig. 8
Fonte: www.google.com.br/images

Fig. 8: Rio Guamá, recebe o desague do Rio Aurá.

Fig. 9: 





Fonte: www.google.com.br/images

Fig. 9: Imagem panorâmica de parte da Região Metropolitana de Belém, é importante ressaltar que o desague do rio Aurá no rio Guamá se dá às proximidades do local onde a Companhia de Saneamento do Pará – COSANPA, faz a captação de água que abastece os Lagos Água Preta e Bolonha, fonte de água usados para tratamento de água que é consumida na cidade de Belém e parte da Região Metropolitana.

Fig. 10
Fonte: www.google.com.br/images


Fig. 10: Reportagem assinada por Ismael Machado levanta suspeita que o lixão do Aurá estar poluindo reservatórios de água o Água Preta e Bolonha, fontes de água da COSANPA. 




Fig. 11

Fonte: www.google.com.br/images

Fig. 11: A suspeita levantada na reportagem tem um fundo de verdade, pois a COSANPA rotineiramente promove a remoção de vegetação aquática que encontrada ambiente ideal para se desenvolver, ou seja, encontra nutrientes produzidos em ambiente que sofreu alguma modificação em suas condições naturais. O crescimento desse tipo de vegetação é conhecido como eutrofização.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário